psiquiatria da infância e adolescência
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O TEA/ Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo que os primeiros sinais e sintomas podem ocorrer nos primeiros anos de vida e afetam o funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional. Caracteriza-se por déficits na comunicação social (atraso para falar ou na comunicação não-verbal), interação social(maior interesse em atividades solitárias ou desinteresse por outras crianças, por exemplo), além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos ou interesses (comportamentos estereotipados, alimentação seletiva, dentre outros). A avaliação e o diagnóstico por profissionais capacitados, aliada à intervenção precoce com terapias multidisciplinares são a melhor estratégia para estimular o desenvolvimento no TEA e a melhora do funcionamento da criança em múltiplos ambientes. As orientações dos profissionais aos pais e responsáveis podem ser de extremo valor nessa abordagem.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) ou TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
As características essenciais do DI, incluem déficits em funções intelectuais que envolvem raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem pela educação escolar e experiência e compreensão prática e prejuízo na função adaptativa diária (quão bem uma pessoa alcança os padrões de sua comunidade em termos de independência pessoal e responsabilidade social) em comparação com indivíduos da mesma idade, gênero e aspectos socioculturais. É uma condição heterogênea com múltiplas causas. Pode haver dificuldades associadas ao juízo social; a avaliação de riscos; ao autocontrole do comportamento, emoções ou relações interpessoais; ou a motivação na escola ou nos ambientes de trabalho. Falta de habilidades de comunicação pode predispor a comportamentos disruptivos ou agressivos. A credulidade costuma ser uma característica, envolvendo ingenuidade em situações sociais e tendência a ser facilmente conduzido pelos outros. O início ocorre durante o período do desenvolvimento. O diagnostico baseia-se tanto em avaliação clínica, quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual. O tratamento geralmente psicoterapia ou outras terapias multidisciplinares e medicações quando necessário.
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD):
O TDAH é outro transtorno que ocorre durante o neurodesenvolvimento da criança e os sintomas também costumam aparecer precocemente. Caracteriza-se por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade. As crianças com esse quadro têm dificuldade em fixar a atenção por períodos maiores, podendo impactar o desenvolvimento escolar, podem apresentar uma inquietação excessiva, dificuldade de permanecerem sentados, envolvendo-se nas brincadeiras ou outras atividades de forma agitada. A impulsividade pode aparecer em diversos contextos, muitas vezes gerando dificuldades de manejo a pais e outros cuidadores. As comorbidades são comuns em crianças com TDAH e uma em destaque costuma ser o Transtorno Opositor desafiador, em que observamos um padrão de humor irritável, de comportamento questionador ou desafiante, que pode levar a criança a ser facilmente incomodada ou ressentida, questionar autoridades e a ter dificuldade em aceitar regras. Muitas vezes culpam o outro por seus comportamentos, podendo apresentar crises de birra intensas ou prolongadas. A correta avaliação e tratamento, com orientação parental e, quando necessária a abordagem farmacológica, traz benefícios importantes para o desenvolvimento da criança em ambiente escolar e social.
OUTRAS DEPENDÊNCIAS
Embora parte delas não apresente enquadramento diagnóstico bem definido, observamos cada vez mais claramente, o impacto apresentado por diversos tipos de dependências no funcionamento dos indivíduos. Dentre alguns exemplos, podemos citar: jogo patológico(Transtorno de Jogo), a dependência de sexo ou o uso abusivo/dependência de games e internet. Assim como a dependência química, elas caracterizam-se pelo baixo controle do indivíduo sobre o uso apesar dos prejuízos sociais ou interpessoais desencadeados, além de uma necessidade cada vez maior de tempo ou recursos para manter tais atividades. Assim como na dependência química, com a precocidade do diagnóstico e com intervenções terapêuticas corretas, obtêm-se maiores chances de sucesso nessas abordagens.
TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
Acompanhar possíveis dificuldades de aprendizagem é fundamental para que se possa preservar um bom desenvolvimento em todos os contextos de vida, tendo em vista que é por meio da aprendizagem que se viabiliza a aquisição de diversos repertórios, considerando o desempenho escolar, social e laboral.
Dificuldade de aprendizagem é diferente de transtorno de aprendizagem. A dificuldade pode ser por uma série de questões, tais como a proposta educacional elaborada pelo educador, que pode ser pouco acessível ao entendimento infantil, devendo ser re-elaborada; o ambiente ao qual a criança encontra-se inserida, problemas na escola, entre outras variáveis. Já os transtornos de aprendizagem são correlatos a problemas do neurodesenvolvimento(desenvolvimento cerebral) propriamente ditos, resultando em uma inabilidade acerca de uma determinada atividade acadêmica, como por exemplo a leitura e elaborações de raciocínio lógico e/ou abstrato. Dentre os transtornos de aprendizagens mais conhecidos encontra-se o Transtorno da Matemática, Transtorno de Leitura e Transtorno da expressão escrita.
Evidencia-se a presença de um possível transtorno de aprendizagem a medida em que se nota uma dificuldade além da esperada com base na idade, por meio deste fator passa-se a identificar a necessidade de um acompanhamento multiprofissional, considerando a Psicologia, Psiquiatria, Psicopedagogia e em determinados casos a fonoaudiologia.





